domingo, setembro 11, 2005

O PROBLEMA DA HUMANIDADE É O EGOÍSMO E O SEU MAIOR VALOR É A VIDA HUMANA



"Rupturas nos sistemas naturais provocam crises ambientais para a sociedade. Ao estragar o solo e ao poluir as cidades com resíduos, o capitalismo minou as condições materiais de existência."
http://resistir.info/mreview/barbarie.html#asterisco


Há maus e bons.
Há pessoas com maus sentimentos e há pessoas com bons sentimentos. E há pessoas com MUITO maus sentimentos e pessoas com MUITO bons sentimentos. Quanto mais egoista a pessoa for mais horrível se torna. Pessoas como Hitler, Salazar, Bush, e tantos e tantos ditadores só podem ser pessoas muito egoístas - e não me venham dizer que Bush, por ter sido eleito, não deixa de ser um ditador internacional ... até se atreve a invadir um país soberano e mandar matar milhares de inocentes contra a vontade da ONU. Se isso não é ser ditador então é o quê ?.
Pessoas que não se ofendem com a pobreza dos outros, que não se sentem responsáveis pela pobreza dos outros, pessoas que só se preocupam consigo próprias, que não se chocam ao saber que milhares de crianças morrem todos os dias no mundo por falta de água ou de uma vacina que custa menos de um euro, pessoas assim só podem ser muito egoístas.


Não tenho dúvidas, o problema da Humanidade é o egoísmo. O egoísmo é um sentimento individual. Neste aspecto estou completamente convencido de que a responsabilidade é individual e a solução está nas mãos de cada um de nós. Diminuíndo ao máximo dentro de nós o egoísmo sem perder o amor por nós próprios.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem raio são estes ???? Já andam vírus por aqui ?

3:06 da manhã  
Blogger João L. Silva said...

O anterior comentário referia-se a dois "comentários publicitários" que já apaguei e que entraram automaticamente quando puz o post on line.

5:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu acho que o carissimo "bloguista" está completamente enganado.
À luz dos conceitos actualmente em "moda" o maior valor da humanidade é o egoismo assim como tambem o seu maior problema é a vida humana. Senão vejamos. Quem são as individualidades que se destacam em qualquer meio de comunicação social, incluindo os promotores dessa comunicação social? Os generosos? Claro que não! São os egoistas. Que muitas das vezes espezinham os generosos e, por ventura mais competentes, para lhe passar por cima e chegar à ribalta!
E qual é o maior problema da actualidade do mundo? A sobrelotação, logo a vida humana!
Porque é que o meu caro julga que se invadiu o Iraque? Por causa dos povo Iraquiana que era oprimido? Claro que não! Por causa do ouro negro! O que vale é que ainda por aí vão aparecendo uns 11 de Setembro e uns furacões Katrinas para ir equilibrando as coisas. Mas é pouco, muito pouco! Só me admira como é que ainda estão a deixar os Chineses a exportar em barda. Cá p'ra mim é porque ainda não lhe bateram à porta em nenhuma àrea que faça mossa. Quando os Chineses lá lhe forem bater à porta em sectores que sejam fundamentais para a economia vai ver. Quais valor nem meios valor. Abrem p'raí uma crise mundial que eu ainda estou p'ra ver. A Europa já começou a ficar na merda e a vez deles hà-de chegar!
Mas acho que me afastei do tema.
Pensa por ventura que o Bill das Gatas é generoso só porque doou aqueles milhões todos? É o caraças!!! Deu aquilo que nem ele nem os descendentes até à 5ª geração conseguiam gastar!!!! E por ventura pensa que ele liga aos empregados? Ele lá quer saber dos empregados! Do mais pequeno aos maiores técnicos de programação, ele quer é resultados!!!! E se está prevista a saida de um programa para a data x, esse programa tem que sair nem que os técnicos de programação não durmam, não vejam a familia, não comam.... que se lixe!!! Aquela merda tem que sair, doa a quem doer!!!! E não saiu? Rolam cabeças!!! Não importando o trabalho que está feito p'ra trás!!!
E quem fala em Bill Gates, fala em qualquer construtor civil de vão de escada do nosso cantinho à beira mar plantado.
É o mundo em que vivemos!!!!!

11:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

você sabe muito bem quem eu sou... sabe muito bem que as modas passam e a caravana ladra... não é bem assim pois não ??

3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas que admiro a sua inspiração isso admiro. Só posso acrescentar que se pretendemos que as futuras gerações vivam num mundo melhor do que aquele em que vivemos, temos muito para fazer. Mãos à obra...

6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As futuras gerações a viverem num mundo melhor?!? Isso é que era bom!!! Se tiverem razão de queixa, que voltem ao tempo da Inquisição ou do Feudalismo, ou da Barbárie, ou da PIDE, ou ....
Isto já não vai a lado nenhum. Ou melhor, vai, quando o dinheiro não valer nada, e os valores forem os produtos da terra. E isto só se alcança com uma Revolução Popular. O Povo ao poder, já!!!!!
(Onde é que eu já ouvi isto?)

8:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Voçê sabe muito bem quem eu sou... said... fala bem. De acordo. Exactamente. Volta Otelo está perdoado....
Ou não

???

9:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home